Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

Atualmente, passar em um concurso público é o sonho de muita gente. E não é por menos: em tempos de forte crise econômica, o desemprego cresce cada vez mais. Motivo pelo qual a estabilidade e a segurança proporcionadas por um cargo público são extremamente atrativos.

Contudo, o concurseiro deve ter em mente que a aprovação exige muito esforço, perseverança e, principalmente, disciplina. São muitas matérias cobradas nos editais e que devem ser estudadas em um espaço curto de tempo. Para quem precisa conciliar o trabalho com os livros, a situação é ainda mais tensa!

Por isso, além de manter uma rotina de estudos intensa, para quem pretende ser aprovado é essencial saber usar uma ferramenta importantíssima em seu favor: o tempo.

Como sabemos que essa não é uma tarefa fácil. A AudioJus preparou esse e-book contendo algumas das melhores dicas para turbinar seus estudos e DOBRAR as suas chances de aprovação! Quer saber como isso é possível?

Continue lendo e mãos à obra!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 1: DEFINIR SUA ÁREA DE INTERESSE E QUAL CONCURSO PRESTAR

Um erro bastante comum entre os concurseiros é tentar toda e qualquer prova que aparece pela frente. Essa tática de “atirar para todos os lados” não é aconselhável, porque diminui muito as chances de aprovação. Considerando que as provas de áreas diferentes não exigem conhecimento sobre as mesmas matérias.

Já imaginou tentar estudar para uma prova para delegado, em que há um enorme foco em Direito Penal e Processual Penal, e para uma prova de Auditor-fiscal, em que é essencial conhecer o Direito Tributário a fundo? Combinando as matérias cobradas nas duas provas, o conteúdo será tão extenso (e diferente um do outro) que você provavelmente não estará bem preparado para nenhuma delas.

Por esse motivo, o primeiro passo para quem quer ser aprovado em um concurso é definir sua área de interesse e qual o concurso prestar.

Afinal, é melhor estudar com qualidade para uma única área do que estudar pouco para muitas, certo?

Delimitando apenas uma área de interesse, você consegue focar o seu estudo nas matérias mais cobradas naquela área e, por consequência, tem a certeza de que o conteúdo estudado será realmente aprofundado e aproveitado em qualquer prova que você decida prestar.

Além disso, esse passo é importante também no que diz respeito ao futuro da sua carreira. Você já pensou passar meses (ou até anos) estudando, ser aprovado depois de tanto esforço e se deparar com uma profissão com a qual você não tem a menor afinidade? Estabelecer desde o início as áreas com as quais você se identifica mais evita esse tipo de problema, garantindo que você entre numa carreira em que você realmente irá se sentir realizado.

Para fazer essa escolha, é importante pesquisar bastante!

Leia os editais e preste atenção nas disciplinas cobradas. Busque dar preferência aos concursos em que as matérias que você prefere ou domina são exigidas, já que provavelmente serão as mais utilizadas no seu dia a dia como servidor público após a aprovação — outros fatores que também devem ser levados em conta são o grau de dificuldade da prova e a concorrência, por exemplo.

O importante é definir um foco e mantê-lo!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 2: PARA PASSAR EM UM CONCURSO É PRECISO ESTUDAR

Chegamos agora em um ponto divisor de águas e que pode até abalar a sua confiança, mas você deve ter em mente desde o início que: Concurso Público não é para quem não gosta de estudar! Se você não gosta de estudar DESISTA. Só passa em concurso quem realmente se dedica!

Sabe quando ficou realmente claro para nós, da Audiojus, que estudar é indispensável para um concurseiro? Quando a nossa empresa ainda nem existia e o irmão de um de nossos fundadores decidiu que queria passar em um determinado concurso.

Bruno Sette estava estudando Direito na Universidade Católica de Pernambuco e se interessou muito em estudar para um concurso público. Ele era muito encantado com o cargo de Juiz Federal, era o que ele queria, pelo poder, status, e salário, sem falar da sonhada segurança e estabilidade que o cargo público oferece.

Ele começou a estudar e a se dedicar aos estudos, mas, mesmo assim, ele estava se saindo muito mal e não apresentava os resultados esperados — obtendo apenas desclassificações e notas baixas.

Podemos perceber que ele era uma pessoa comum, igual a maioria dos estudantes, igual a você, por exemplo.

Para tentar melhorar o desempenho, ele, então, começou a pesquisar: consultou várias pessoas, livros sobre o assunto, pesquisou na internet, sempre querendo achar uma solução para alavancar seus resultados.

No final das contas, ele chegou a uma conclusão óbvia e, aparentemente, sem solução. É preciso estudar muito e em todos os momentos que você tiver disponível.

Mas como encontrar tempo para estudar para um concurso quando você é universitário, trabalha, gosta de praticar esportes, sair com a namorada e os amigos?

Provavelmente, você está passando pelo mesmo dilema, não é mesmo? Não se preocupe! Descobrimos uma solução! E foi pensando em aproveitar melhor o tempo que, em um almoço de domingo, surgiu a ideia de estudar a partir de materiais em áudio! Dessa forma, ele poderia aproveitar qualquer tempo livre (ou até mesmo ocioso, como horas perdidas preso no trânsito, enquanto estava malhando, etc.) para estudar em qualquer lugar.

Ou seja, conseguimos desenvolver um material e uma ferramenta de estudo que dobrou a quantidade de horas estudadas e, antes de concluir o curso de Direito, ele teve a oportunidade de passar no primeiro concurso!

Uma maravilha, certo? Pois se você quer aprender mais dicas de Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso usando áudios, continue lendo o nosso e-book! Aprofundaremos ainda mais essa
questão nos próximos capítulos!

É importante que você tenha em mente (assim como o Bruno percebeu) que a concorrência é enorme, e são milhares de pessoas tentando a mesma vaga que você. Para sair na frente e garantir a sua vaga, é preciso deixar de lado um pouco a vida social, evitar entrar em redes sociais ou gastar o seu tempo de maneira improdutiva.

Pode parecer um desafio muito grande, mas pense que você está fazendo um investimento em longo prazo, em prol do seu futuro!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 3: LISTAR AS DISCIPLINAS COBRADAS NO CONCURSO

Depois de escolher o concurso dos seus sonhos, e ter gravado na cabeça que é preciso realmente estudar, é hora de começar a se organizar. Você não quer perder seu tempo estudando matérias que não cairão na prova ou deixar de ler alguma coisa que será cobrada, não é mesmo?

Por esse motivo, é indispensável reler o edital das provas do concurso que você escolheu. Isso irá te ajudar a conhecer exatamente quais as matérias que deverão ser estudadas. E, assim, você poderá começar a preparar o seu planejamento de estudos.

É importante lembrar que dessa vez essa leitura deverá ser feita com muita atenção. A fim de evitar que qualquer detalhe seja perdido ou passe despercebido.

Ainda que o edital para o próximo concurso não tenha sido publicado, não tem problema! Você pode basear a sua lista no edital de provas anteriores, já que as matérias cobradas nos exames para um mesmo cargo costumam ser as mesmas em todos eles. Como as mudanças de um edital para outro geralmente são poucas, você pode adicioná-las à sua rotina de estudos posteriormente, caso realmente seja necessário.

Para isso, uma boa dica é preparar uma lista com todas as disciplinas que serão cobradas na sua prova. Com essa informação no papel, você será capaz definir o material de estudos que será utilizado para cada uma delas! Pesquise sobre a bibliografia mais indicada para o seu concurso (você sabia que cada banca costuma ter seus autores preferidos para cada matéria?), incluindo livros, textos e artigos.

Também é importante inserir questões de provas antigas na sua rotina de estudos — afinal, a prática leva à perfeição, certo? Você vai perceber que tudo isso é essencial para a sua preparação. Organização é o segredo do sucesso!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 4: MONTAR UM RESUMO DOS ASSUNTOS COBRADOS

Agora que você já sabe exatamente quais matérias serão cobradas na prova do concurso, é hora de organizar seus estudos a partir dessas disciplinas. Para isso, é recomendado fazer o que se chama “planejamento de estudos”.

Como o próprio nome diz, essa é uma ferramenta que permite planejar como será o seu dia a dia de estudos. Para criar seu próprio planejamento, primeiro é importante descobrir quantas horas por dia você tem disponível para estudar. A falta de tempo é o grande mal que muitos de nós enfrentamos! Para saber isso, coloque em um papel todas as suas atividades diárias. Tanto as fixas quanto as eventuais. Incluindo o tempo para dormir com qualidade. O tempo que sobrar será o que você tem livre para estudar todos os dias.

Passa muito tempo dentro do ônibus? Use esse tempo a seu favor. Foi ao banco e a fila está enorme?

Aproveite cada minuto para investir no seu estudo! Esteja sempre preparado, ande com o material no seu celular. Seja em pdf ou em áudio (abordaremos esse tópico logo mais).

Depois, é hora de dividir as matérias ao longo dessas horas livres. Lembre-se de separar mais tempo de estudo para as disciplinas que têm um maior número de questões. As que você tem mais dificuldade e as que têm mais peso. Afinal, não acertá-las pode custar pontos preciosos na prova!

Como já mencionamos, também é necessário inserir no seu calendário um tempo para resolver questões
cobradas em outros concursos, de preferência da mesma banca. Fazer exercícios força o seu cérebro a retomar o conteúdo estudado e colocá-lo em prática. O que ajuda na formação da memória de longo prazo.

Além disso, como as questões de concursos costumam se repetir bastante. Isso permite que você se adiante e estude os assuntos de maior incidência!

Com tudo isso pronto, você tem a sua própria estratégia de estudos rumo à aprovação. Basta levá-la a sério e segui-la à risca. Nada de enrolar ou pular dias de estudo! Uma outra dica que pode ajudá-lo na organização dos estudos é elaborar resumos e fichamentos baseados nos materiais que você está lendo. Essa, aliás, é uma das técnicas de memorização mais eficazes. Já que força o estudante não só a ler, mas também a entender o que foi lido e a condensar a informação. Reescrevendo o conteúdo de maneira simples e com as próprias palavras.

Além de ser uma ótima tática de memorização, fazer resumos também vai se mostrar útil porque eles podem ser relidos de tempos em tempos para que a informação fique sempre fresca no cérebro, o que é essencial para o aluno que tem que estudar tantas matérias diferentes!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 5: GRAVAR UM ÁUDIO DO RESUMO

O grande segredo para DOBRAR as suas chances de aprovação está neste quinto passo: investir no poder do áudio para intensificar os seus estudos. Já entendemos que quem quer ser aprovado precisa fazer mais do que a média, se destacar, não é mesmo? Não basta, portanto, fazer só o que todo mundo faz: é preciso fazer ainda mais!

Se todo mundo lê durante x horas por dia, você deve estudar x + 1. Por isso, o concurseiro deve otimizar seu tempo e aproveitar toda oportunidades de estudo.

E uma ótima maneira de fazer isso é justamente utilizando o áudio como ferramenta de estudos. Se você
pegar os resumos elaborados durante os estudos e gravá-los em áudio, você terá a possibilidade de ouvi-los em qualquer lugar. Como no metrô, no ônibus, na academia, no trânsito. Isso significa que não existe mais tempo perdido! Utilizando essa ferramenta, você pode até mesmo dobrar o seu tempo de estudos atual!

Outra vantagem do áudio é que ele é uma maneira simples de revisar o conteúdo estudado. Já que você pode armazenar o arquivo em qualquer dispositivo e consultá-lo a qualquer momento. Além disso, ter o conteúdo do resumo escrito e gravado em áudio possibilita ainda que você leia e escute a matéria simultaneamente.

O que potencializa o seu poder de concentração e fixa ainda mais o conteúdo.

Antigamente, gravar um material em áudio de qualidade era caro, e muito trabalhoso. Porém com a tecnologia de hoje, gravar em áudio ficou muito mais fácil e simples. Listamos algumas dicas práticas que podem ajudá-lo a garantir a qualidade das suas gravações.

Confira:

Microfone – Se você quiser investir em ferramentas, um Microfone muito indicado é o Profissional Blue Snowball. Mas até mesmo com headsets e com o seu próprio notebook e celular você consegue fazer gravações de qualidade.

Software para gravação – Para começar a gravar os seus resumos em áudio. Você pode utilizar aplicativos de gravação de voz no seu próprio celular. Ou seja, não tem segredo. Ainda que o seu não venha com um instalado, é bem fácil achar opções nas lojas de aplicativos do dispositivo e em alguns sites. Computadores e laptops também costumam ter um programa que serve para gravar voz. Mas uma pesquisa rápida na internet permite achar outros que sejam mais elaborados. O Audacity, por exemplo, é uma ótima opção e que pode ser baixada gratuitamente.

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 5: GRAVAR UM ÁUDIO DO RESUMO – COMO EDITAR OS ÁUDIOS

Após a gravação bruta, você irá editar o áudio. Esse processo é um tanto quanto lento. Mas com o tempo você irá adquirindo experiência e o processo ficará cada vez mais rápido. Nessa etapa, sempre que você notar que
um trecho não ficou muito claro ou adequado, é melhor gravá-lo novamente. Assim, você economizará bastante tempo, por incrível que pareça.

Atenção: o mesmo software da captação do áudio será o da edição. Não é necessário ter dois softwares, sendo um para captar e outro para editar. Depois de editar, todo o conteúdo devidamente editado, você agora vai exportar esse arquivo no formato MP3. De preferência, para um CD, DVD, Pen Drive, para seu Tablet ou para um aparelho celular e aproveitar ao máximo seu tempo livre para estudá-los!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

PASSO 6: MANTER O MATERIAL ATUALIZADO

Um detalhe que não pode ser esquecido por nenhum concurseiro é a atualização do material de estudo. É claro que algumas matérias “clássicas” – como matemática e raciocínio lógico – não sofrem alterações profundas ao longo do tempo. Mas em outros casos, é essencial checar se o material que você está consultando e escutando ainda é condizente com o que tem sido cobrado.

É o que ocorre principalmente com as matérias jurídicas. Em que os entendimentos da doutrina e jurisprudência sobre determinados assuntos mudam com certa periodicidade. Isso sem contar na constante produção de leis novas. A título de exemplo, só em 2015, foram criadas mais de 160 leis apenas no âmbito federal!

Considerando todas essas alterações constantes, é arriscadíssimo estudar com base em material atrasado.

Não só pelo risco de errar questões à toa. Mas também porque os próprios examinadores das provas sabem bem quais foram as mudanças nos últimos tempos. E querem saber quais são os alunos que estão acompanhando essas alterações. Por isso, questões com pegadinhas para pegar os desatualizados são
praticamente garantidas!

Lembre-se de que é essencial estar atualizado com relação às matérias do seu concurso. Leia sites de notícias sobre as disciplinas cobradas e mantenha sua bibliografia atualizada. Sem esquecer de fazer as respectivas alterações nos seus resumos e áudios. Tudo isso ajudará a evitar más surpresas na hora da prova!

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

CONCLUSÃO

Deu para perceber que não existe segredo ou fórmula mágica. Saiba Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso! É necessário estudar, estudar e estudar mais ainda! No fim das contas, quanto mais dedicado você for, mais estará em contato com a matéria cobrada.

Para isso, é indispensável definir o seu foco, organizar seus estudos e investir em resumos e em áudios
(sempre atualizados!), a fim de que o estudo da matéria seja constante e em qualquer tempo livre. Dessa maneira, você aproveita um tempo que normalmente seria ocioso para fixar ainda mais o conteúdo cobrado!

Seguindo essas dicas, a sua aprovação em um concurso público é garantida! Mas lembre-se também de que a aprovação é um plano de longo prazo, então paciência e perseverança são essenciais, ok?

A Editora AudioJus é empresa líder no segmento de material em áudio para preparação em concursos públicos no Brasil. Inaugurada no início de 2004, a empresa vem ao longo dos anos aprimorando seus produtos e serviços.

Nossos cursos em áudio são elaborados especificamente para a preparação do candidato a concursos públicos e exames da OAB. Além de serem muito úteis para todos os estudantes do curso de Direito, de advogados e professores.

Nós acreditamos que por meio da educação podemos melhorar as condições de vida das pessoas. Contribuir com o desenvolvimento do país.

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

Link do Vídeo: http://youtu.be/k_quV432oR0

Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso
5 (100%) 1 vote

One thought on “Como Aumentar As Chances De Passar Em Concurso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.